Consultoria Alimentar

No âmbito desta prestação de serviço são implementados o Sistema HACCP e o Sistema Gestão Segurança Alimentar, assim como é prestada toda a formação inerente aos sistemas.

No âmbito desta prestação de serviço são implementados o Sistema HACCP e o Sistema Gestão Segurança Alimentar, assim como é prestada toda a formação inerente aos sistemas.

O serviço de implementação de um Sistema de Segurança Alimentar, baseado na metodologia HACCP, visa dar cumprimento às exigências legais em vigor, nomeadamente, o artigo 5º do Regulamento (CE) n.º 852/2004, de 29 de Abril, bem como, aumentar o nível de segurança alimentar do estabelecimento, garantindo um maior nível de segurança aos produtos alimentares comercializados.

 

Sistema HACCP

O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.

O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.

Antes de se estabelecer um sistema HACCP, devem ser implementados programas de pré-requisitos (Regulamento (CE) nº 852/2004), que devem respeitar os princípios gerais de higiene alimentar do Codex Alimentarius, os Códigos de Boas Práticas e outros requisitos de segurança alimentar.

O target de clientes são todas as empresas do setor alimentar, tais como restaurantes, pastelarias, padarias, cafés, frutarias, peixarias, talhos, armazéns de produtos alimentares, indústria alimentar, adegas e outros semelhantes.

A maioria destas empresas têm necessidade de consultoria externa que lhes possibilite implementar as regras decorrentes da legislação em vigor e, assim, poderem produzir e comercializar os seus produtos alimentares de acordo com requisitos exigidos pela lei, mas acima de tudo esperados pelo cliente final.

 

Vantagens do Sistema HACCP

  • Mudança de um controlo da qualidade retroespectivo para uma garantia da qualidade preventiva;
  • Aumento de confiança na segurança e qualidade dos alimentos;
  • Avaliação sistemática de todos os aspectos da segurança alimentar desde as matérias-primas até ao produto final;
  • Orientação dos recursos técnicos para as áreas críticas do processo de fabrico;
  • Redução de perdas do produto resultantes de análises, espera de resultados analíticos, inutilização, retorno e reciclagem;
  • Instalação de uma base científica de inspecção;
  • A experiência adquirida na implementação do sistema HACCP é um factor importante na formação do pessoal envolvido;
  • Os resultados da implementação do sistema HACCP podem ser incorporados no programa de Gestão da Qualidade das Organizações.

A relativa facilidade de implementação deste sistema e o reconhecimento a nível internacional são também as grandes vantagens da sua implementação.

 

Sistema Gestão Segurança Alimentar

A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseia-se nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos.

Uma organização certificada por esta norma demonstra ao mercado que tem um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros, para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, bem como os dos clientes, relacionados com a segurança alimentar.

Vantagens

  • É complementar com os princípios da metodologia HACCP;
  • A sua estrutura encontra-se alinhada com os referenciais ISO 9001:2008 e ISO 14000:2004;
  • Harmoniza as normas internacionais;
  • Proporciona a comunicação internacional dos conceitos HACCP.

 

Chinese (Simplified)EnglishGermanPortugueseSpanish